Passeios gratuitos para conhecer Recife e Olinda a pé

Publicado em


Uma das formas mais incríveis e simples de conhecer qualquer destino é caminhando. Passear a pés por qualquer cidade que não conhecemos nos permite uma aproximação mais real do cotidiano e das pessoas. Ao mesmo tempo, fazer descobertas que muitas vezes um roteiro pré-definido impede. Por outro lado, quando saímos para caminhar geralmente acabamos ficando com dúvidas históricas sobre os locais com os quais cruzamos. Para evitar isso, existem diversos serviços gratuitos (ou muito baratos) pelo mundo que oferecem um guia de graça para acompanhar-nos nas nossas andanças.

A modalidade mais conhecida desses passeios são os chamados “Free Walking Tours”. Mas, em algumas cidades, existem serviços oferecidos também pelo poder público com a mesma finalidade. Recife e Olinda oferecem diversas opções de passeios guiados à pé e recentemente receberam seus primeiros Free Walking Tours. Como somos bons bairristas, montamos uma lista de serviços que existem nas cidades irmãs pernambucanas para vocês.

Olinda e Recife Free Walking Tour

Imagem de panfleto do free walking tour de Olinda, com casario da cidade ao fundo.

O projeto começou por Olinda, logo após o carnaval 2019. As duas responsáveis, Lise Alencar e Marina Varjal, perceberam a carência de serviços do gênero no Grande Recife depois de viajar para países europeus. Então, as duas se uniram e lançaram os tours, feitos sempre em inglês ou espanhol. O serviço tem cinco guias (estudantes universitários moradores locais). Depois de iniciar em Olinda, elas começarão no Recife no próximo dia 30 de março. Os passeios duram em média duas horas e meia, passando pelas principais atrações do centro histórico das cidades. De acordo com elas, o principal foco é o turista estrangeiro, porém pernambucanos, recifenses e olindenses também estão convidados a participar. O serviço disponibiliza uma agenda semanal por meio do instagram, mas há também informações pelo site. O legal, no free walking tour, é sempre deixar uma gorjeta para os guias (de acordo com o que você julgar justo pelas informações repassadas e o trabalho oferecido).

Olha! Recife

Esse é um programa de sensibilização turística da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, que oferece quatro modalidades, dentre elas os passeios à pé. A ideia é levar uma nova forma de lazer e elevar o pertencimento dos moradores da cidade, assim como valorizar a atividade turística recifense. Os passeios acontecem sempre aos sábados, domingos e quartas-feiras e geralmente estão relacionados a fatos históricos do Recife ou a eventos locais. Só de circuitos para serem feitos à pé, o Olha! Recife tem 147. A programação é gratuita, porém tem vagas limitadas e geralmente concorridas. É preciso estar sempre atento à divulgação das inscrições e roteiros semanais. A segunda acontece às quintas-feiras, enquanto as inscrições são sempre às sextas-feiras. Para saber mais, é possível acessar o site do projeto ou a página no Facebook.

Caminhadas Culturais

Imagem da Ponte Velha, no Recife, com o Rio Capibaribe abaixo e casarios coloridos ao fundo, do lado direito.

O Grupo Caminhadas Culturais também realiza passeios de contemplação em várias cidades de Pernambuco, sendo formado por um grupo de amigos. De acordo com os participantes, o caminhadas culturais tem sempre um mote histórico em seus passeios. Em 2019, eles têm pelo menos 29 passeios previstos. Dentre os quais, um para conhecer o Recife árabe, para visitar a Várzea do Capibaribe, dedicado a cidades vizinhas como São Lourenço da Mata e Igarassu ou circuitos dedicados à obrapé de Francisco Brennand e Cícero Dias. Geralmente, o grupo pede 1kg de alimento não perecível aos participantes, para fins de doação. Para saber sobre inscrições e programação, os interessados podem acessar o blog, o Facebook ou ainda o Whatsapp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.