Melhor época do ano para ir: destinos brasileiros

Publicado em


Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestEmail this to someone

Apareceu aquela promoção de passagem perfeita, a gente fica logo querendo comprar, né? Na ânsia de viajar, muita gente acaba esquecendo um detalhe: antes de dar o clique final e garantir a compra, é preciso conferir se na data da viagem o tempo estará na medida para aproveitar o destino. Afinal, não adianta nada ir para a praia e pegar a maior chuva ou viajar para os Lençóis Maranhenses e não ver nenhuma lagoa. Quer saber qual a melhor época para ir aos lugares mais desejados do Brasil? A gente te conta aqui embaixo:

Fernando de Noronha

noronha 1

Entre agosto e fevereiro, é época de seca em Noronha e a possibilidade de encontrar dias ensolarados é maior. Já a época chuvosa vai de março a julho. Nesse período do ano, o arquipélago registra chuvas esporádicas. É também quando as ruas ficam cheias de lama, o que pode ser um inconveniente no deslocamento.

Para quem gosta de surfar, os melhores meses são de dezembro a março, com o swell entre janeiro e fevereiro. O mar costuma ficar mais violento no mar de dentro, onde estão praias como a do Porto. Cacimba do Padre e da Conceição. Para quem prefere o mar tranquilo, o melhor é ir entre setembro e outubro. Com as águas calmas, a visibilidade para quem gosta de mergulhar aumenta consideravelmente.

Lençóis Maranhenses

lencois 1

O parque nacional dos Lençóis Maranhenses recebe turísticas durante o ano todo e é imperdível em qualquer condição. Porém, para encontrá-lo no ápice da beleza, o ideal é ir logo após o período de chuvas. As precipitações acontecem de dezembro a junho. Logo depois disso, entre julho e agosto, você encontrará céu azul e as lagoas cheias e exuberantes. Quanto mais distante dessa época, mais secas elas estarão. Entre novembro e dezembro, as chances de pegar lagoas secas é enorme.

Jericoacoara

Jeri segue mais ou menos a mesma lógica dos lençóis. Entre janeiro e junho, é época de chuva. Entretanto, não vai cair água o dia todo. A chuva é passageira. Todo caso, quem não quer arriscar deve escolher uma data entre julho e dezembro. Lembrando que, para ver as lagoas cheias, é preferível ir logo depois do fim da temporada de chuvas. Já quem quer aproveitar o vento de Jeri, a melhor época é agosto.

Recife

Dessa aqui nos podemos falar com propriedade. Recifenses costumam dizer que a cidade só tem duas estações: calor e calor com chuva. A melhor época para conhecer a cidade, sem dúvida, é entre setembro e dezembro. A chance de pegar precipitações nessa época do ano é bem reduzida. Já entre janeiro e março, apesar de ser verão, costuma cair uma chuva repentina que pode atrapalhar o dia de viagem. Entretanto, se tiver sol, é sol de rachar. Já entre maio e agosto, com destaque para julho, é chuva que só. A cidade costuma alagar em diversos pontos e pode ser um empata viagem.

Florianópolis

floripa 1

Para conhecer a ilha da magia, a melhor época do ano é entre março e abril, quando o tempo costuma ficar mais estável e a cidade não está tão cheia. Entre janeiro e fevereiro, o calor é intenso, ideal para aproveitar as praias, porém a ilha costuma ficar lotada e também registrar pancadas de chuva. Entre junho e agosto, não chove tanto por lá, mas o tempo é frio, de no máximo 20ºC. A partir de setembro até novembro, há chances de frentes frias e por isso fica difícil prever o tempo. Os dias costuma ficar nublados e com chuvas.

Belém

Em Belém, a época de chuvas é entre dezembro e abril. Não faz frio, mas chove bastante na cidade. A partir de junho, é quando começa o “verão” por lá. Inclusive, que verão! O calor na capital paraense é intenso. Dica extra: em outubro, além de ser uma época boa para visitar Belém, é quando acontece o Círio de Nazaré, o maior evento de lá.

Chapada Diamantina

A época de seca na região é entre abril e outubro. Já a de chuvas, que não é tão forte, ocorre entre novembro e março. Entre novembro e janeiro, as trilhas podem estar com muita lama, e as cachoeiras com um fluxo mais intenso de água. Para quem não quer pegar chuva de jeito nenhum, o recomendado é ir entre maio e setembro. Já entre março e maio, é quando a Chapada estará mais verde.

Chapada dos Veadeiros

veadeiros 1

Veadeiros é um destino que pode ser visitado o ano todo e a escolha da melhor época vai depender do que o visitante deseja encontrar. Entre novembro e março é a época mais chuvosa, é quando as cachoeiras e seus poços estão mais cheios. Porém, entre janeiro e fevereiro, o risco de deixar de visitar alguma atração é alto, devido ao aumento repentino do volume da água dos rios.

Para garantir dias claros e aproveitar com tranquilidade as cachoeiras, a época ideal é a de seca, entre abril e outubro. Nós, por exemplo, fomos no fim de maio e pegamos dias ensolarados, ideais para fazer as trilhas e depois tomar banho nas águas geladas da região.

Bonito

Um dos destinos mais cobiçados do Brasil, Bonito também está ao gosto do cliente com relação a quando ir. A estação chuvosa é entre dezembro e março. É quando o calor está maior, podendo chegar a até 35ºC, as cachoeiras mais cheias e a mata mais verde. Por outro lado, não há tantos peixes nos rios, a quantidade de mosquitos aumenta, a água pode ficar turva e os passeios pode acabar sendo cancelados em cima da hora.

Para encontrar as águas cristalinas, o ideal é ir entre maio e setembro, sendo junho, julho e agosto os meses em que menos chove. Uma dica extra é evitar os períodos de carnaval e ano novo, quando a região fica cheia.

Cânions do São Francisco

Outubro é o mês que chove menos por lá, ou seja, é garantia de dias belíssimos. Porém, há outros meses de sol garantido. A temporada de seca vai de agosto até fevereiro. Já entre maio, junho e junho, é uma época do ano em que chove bastante, mas vale lembrar que não são chuvas comparadas a outras regiões brasileiras, né?!

Jalapão

O melhor período do ano para visitar o Jalapão é o mês de maio. É quando  a umidade do ar ainda está alta, não há tantas chuvas e a vegetação está verde. É o começo da estação seca, que vai até setembro. Só que quanto mais perto de setembro, mais seco fica o ar. Quem escolhe essa época do ano para visitar a região precisa estar ciente de que o terreno arenoso dificultará o deslocamento, mesmo em veículos 4×4. Entre outubro e abril, é tempo de chuva, sendo janeiro o mês mais chuvoso. O ruim dessa época é que pode atrapalhar o pôr do sol, que dizem ser uma atração imperdível de lá.

Chapada dos Guimarães

O recomendado é visitar a Chapada dos Guimarães entre abril e setembro, quando é período de seca. Entre outubro e março, apesar de o calor ser mais intenso, é período chuvoso e a apreciação do parque pode ficar prejudicada pela quantidade de nuvens. Outro detalhe para levar em consideração é que entre julho e outubro podem ocorre queimadas por lá.

Paraty

Entre setembro e outubro, é a melhor época do ano para visitar Paraty. É quando a temperatura começa a subir e a cidade está mais tranquila, sem a agitação de turistas. De qualquer forma, entre junho e setembro, é quando a cidade está com o céu mais claro e sol queimando. Embora as temperaturas baixas de inverno comprometam a ida dos mais friorentos para praias e cachoeiras. O pior período para ir a Paraty é entre dezembro e março, quando, apesar de ser verão, chove bastante, o centro histórico alaga e os preços sobem.

 

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *