Descubra se você precisa tomar vacina antes de viajar

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestEmail this to someone

Imagina a cena: você comprou passagem, marcou hospedagem, está com tudo pronto para viajar e na hora do embarque descobre que, para entrar no país escolhido, precisaria ter tomado uma vacina específica! Foi mais ou menos essa a história que nos contaram. A pessoa em questão precisou trocar no aeroporto o destino final e não queremos que vocês passem pelo mesmo perrengue. Por isso, vamos ajudar com algumas recomendações básica sobre vacinação para viajantes.

Passo 1

A primeira coisa que você precisa saber é se o país para o qual você irá viajar requisita alguma vacina. Não sabe onde procurar? A Agência Nacional de Vigilância Sanitária possui uma página específica para isso. Lá, o órgão agrupa informações atualizadas sobre cada país, de acordo com o registro na Organização Mundial da Saúde (OMS). Apesar de o site não ter uma interface bonita, ele é de fácil uso. Tem apenas uma aba em que você busca o nome do país e aparecem informações divididas em dois blocos: recomendações, para cuidados relativos a determinadas doenças; e exigências, quando há necessidade de vacinação para ingresso no território.

Outra forma de obter informação é junto aos Centros de Orientação para a Saúde do Viajante. Neste link você encontra uma lista de todos eles, com telefone e endereço. Há ainda o site da própria OMS destinado aos viajantes. É lá onde estarão as informações mais atualizadas sobre cada país. A organização lista a distribuição geográfica de 18 enfermidades em um mapa, para facilitar a nossa vida.

Passo 2

Depois que você descobrir se precisa de alguma imunização, será preciso procurar algum posto de saúde, ainda no Brasil, ou então alguma clínica privada para obter a vacinação. É importante verificar se o serviço público dispõe da substância. Em geral, a vacinação para Febre Amarela – uma das mais exigidas – costuma estar disponível no SUS, mas nunca se sabe. No começo de 2017, houve uma ausência de repasse do imunizante para vários estados. Por isso, procure a informação com antecedência já que, no caso da Febre Amarela, por exemplo, é exigida a vacinação com 10 dias de antecedência mínimos da viagem.

Passo 3

Você irá precisar de um Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). É esse o documento exigido, de acordo com o Regulamento Sanitário Internacional, como comprovação de que você foi imunizado. Naquele site da OMS para viajantes você também encontrará uma lista de países que exigem o certificado. Para solicitar o CIVP, faça um pré-cadastro no endereço e depois compareça fisicamente a algum Centro de Orientação, para as devidas assinaturas, com um documento de identidade e também o cartão nacional de vacinação atualizado com as informações da vacina que você precisou tomar. Menores de 18 anos podem ser representados pelos pais, mediante apresentação da certidão de nascimento.

Obs: Brasileiros no exterior que precisam da documentação devem procurar o consulado.

Obs2: se você fizer parte do grupo para o qual a vacina requisitada for contraindicada, deverá apresentar um atestado médico de isenção de vacinação, traduzido para o inglês ou o francês. Veja um modelo de certificado aqui.

CONFIRA ABAIXO UM MAPA DOS PAÍSES QUE EXIGEM VACINAÇÃO PARA FEBRE AMARELA:

 

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *