São Miguel do Gostoso: o que você precisa saber

Publicado em


Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestEmail this to someone

sao miguel 6São Miguel do Gostoso foge às regras dos tradicionais roteiros do litoral nordestino. A 102km de Natal, capital do Rio Grande do Norte, a cidade e as praias circundantes parecem contar o tempo de uma forma diferente. Tudo lá parece muito tranquilo, mesmo diante da fama que se espalha com rapidez. Talvez seja pelas faixas de areia enormes, talvez porque o centro se resume a poucas centenas de metros ao redor da rodovia principal. O fato é que na maioria dos lugares que você for por lá a sensação é de exclusividade.

Visitamos Gostoso – cujo nome por si só já é um atrativo – durante um feriadão. Pensávamos em encontrar a cidade lotada de gente, mas nos surpreendemos com a calmaria pela região. As pousadas lotadas contrastavam com as praias quase vazias. Um deleite para quem pensa em descansar e não se estressar. À noite, não era diferente. Gostoso é privilegiada no quesito restaurantes e bares. Cada um mais bonito e aconchegante do que o outro. Você consegue aproveitá-los sem agonia e sem esperar em imensas filas.

Se a sua ideia for fugir da lotação de outras praias nordestinas, Gostoso não irá decepcionar. O recanto dos ventos, local ideal para a prática de kitesurf e windsurf, é também perfeito para quem deseja ouvir o barulho do mar e contar as estrelas no céu sem se preocupar com o relógio.

O que fazer

sao miguel 7

Conheça as praias do centro

Há quem diga que o melhor de Gostoso é justamente não fazer nada, mas não deixe de passar pela cidade sem conhecer as belezas da região. O município tem mais ou menos 10 mil habitantes e se resume a um punhado de casas a 20km do ponto zero da BR101. É literalmente onde o vento faz a curva. Quatro praias compõem o centro. Não deixe de visitar cada uma delas, apesar de serem semelhantes.

são miguel 1

Ponta de Santo Cristo

A “primeira” no sentido de quem entra na cidade, essa é também a praia onde se pratica de kite e windsurf. É a mais badalada e com melhores ondas para a prática desses esportes. Porém, quando fomos, estava quase que vazia. Não se assuste com o tamanho da faixa de areia, demora mesmo até chegar ao mar. Também deixe-se encantar com o cheiro de canela que exala no corredor que dá acesso à praia. É uma excelente boas-vindas.

Praia do Cardeiro, Praia da Xêpa e Praia do Maceió

Essas são as outras praias que compõem o circuito do centro. Vale dar uma passada em cada uma delas, mas faça isso usando o carro se não tiver costume de andar muito. É provável que você caminhe bastante pela faixa de areia (a gente adora, mas tem que não curta). Os poucos bares da praia abrem apenas da metade para o fim da manhã, então você também não encontrará cadeiras e guarda-sol.

 

DCIM106GOPRO

Alugue um quadriciclo

Gostoso não deixa tudo fácil para o visitante. É preciso desbravar o entorno para descobrir os encantos locais. A nossa indicação é fazer isso alugando um quadriciclo. O transporte irá te permitir acessar a faixa de areia e também as estradas de barro que levam a lugares mais distantes, como a Praia de Tourinhos e as outras vizinhas. Existem algumas operadoras no centro que disponibilizam o equipamento.

Alugamos com a Gostoso Adventure, por 80 reais a hora, mais 15 de gasolina. O serviço foi ótimo, o único detalhe é que o quadriciclo era difícil de operar na ré e também na mudança de faixa. O pedal era muito duro. De resto, foi massa!

sao miguel 4

Passe o dia na Praia de Tourinhos

Das praias da região, é a queridinha. E não é para menos. Tem uma formação que proporciona águas mais calmas, ideal para banho quando comparadas às águas turvas e violentas das praias do centro, e dispõe de uma faixa de areia curta. Lá existem diversos bares de praia, onde também é possível almoçar e petiscar. Do lado direito da praia há formações rochosas de dunas petrificadas há mais de 2,5 mil anos. Não deixe de subir por lá, de preferência para ver um INCRÍVEL pôr do sol.

sao miguel 5

Acompanhe a soltura de tartarugas marinhas

Essa foi provavelmente a melhor experiência que tivemos em Gostoso e uma das surpresas mais lindas que já nos aconteceu durante nossas viagens. Em Gostoso há diversos pontos de desova de tartarugas marinhas, todos marcados com bandeirinhas amarelas para facilitar nossa localização e os possíveis acidentes. Também há um trabalho de preservação da espécie, coordenado pela Associação do Meio Ambiente, Cultura e Justiça Social (AMJUS). Estávamos em Tourinhos, no fim da tarde, quando pudemos acompanhar a soltura de mais de 180 tartaruguinhas e acompanhar a luta delas para chegar ao mar.

sao miguel 11

Visite o entorno dos parques eólicos da região

Os ventos da região não atraem apenas praticantes de esportes aquáticos, mas também empresas que exploram a produção de energia eólica. São diversos parques eólicos circundando as praias, que integram-se ao horizonte da paisagem de diversas praias. No caminho para as praias mais distantes, como a do Marco, você passará por diversos parques eólicos. Alguns deles com dezenas de aerogeradores.

sao miguel 10

Vá até a praia do Marco

A 25km do centro de Gostoso, a praia do Marco parece ter parado no tempo, séculos atrás. A lenda local é de que nessa praia os portugueses colocaram o primeiro marco colonizador nas terras brasileiras, durante a expedição de Gaspar Lemos, em 1501. O povoado local parece resquício dessa época. Não há quase nenhum imóvel que aparente estar ocupado ou sinal de vida humana no entorno. Não fossem alguns bares fechados na orla e dois ou três moradores em frente de algumas casas, o visitante seria induzido a pensar que o local foi abandonado. Para achar o marco, vá até a faixa de areia. A réplica dele está em frente a uma pequena capela, já que o original foi levado para o Forte dos Reis Magos, em Natal.

sao miguel 12

Conheça o ponto zero da BR 101 

Esse é um daqueles momentos “eu fui, eu tava”. Na saída de Gostoso, passe no ponto zero da BR 101. Não tem nada lá, apenas uma placa, mas vale pela foto. O ponto mais interessante nas proximidades é o Farol do Calcanhar. Com 62 metros de altura e 298 degraus, é considerado o maior do Brasil e está localizado na esquina do continente. A visitação só é aberta nas tardes de domingo, contudo quando fomos estava em reforma e não pudemos entrar.

 

sao miguel 2

Onde comer

Jack Sparrow’s

Se você avistar ao longe uma bandeira pirata, saiba que está próximo ao bar Jack Sparrow’s, na Ponta de Santo Cristo. O bar tem uma estrutura arrebatadora. Alguns lounges com vista para o mar de areia, redes para descansar e boa música. O cardápio também oferece opções bem interessantes. Vale passar um dia por lá. Se você der sorte como a gente, ainda vai encontrar os responsáveis pelo aluguel de quadriciclo recrutando clientes no bar.

Tuk Tuk

Foi a nossa primeira opção por lá e também é um dos mais recomendados pelo Trip Advisor. Fica bem no centro, não muito longe do foco dos outros bares. A comida é ótima, o ambiente também. O arremate do bar é a opção de poder pedir todas as sobremesas juntas num mesmo prato. Sério, como ninguém teve essa ideia antes?

Gênesis bar

O Gênesis fica perto da entrada da praia da Xêpa, na rua onde estão a maioria dos bares de Gostoso. É cada um mais bonito que o outro, o que vai dificultar a sua escolha, mas dentre eles o Gênesis é o da decoração mais incrível. É colorido, tem cadeiras diferentes uma das outras e uns lounges com jardins e placas iluminadas. Mas o restaurante não fica só na decoração, o cardápio apesar de enxuto oferece umas opções deliciosas.

Spaço Mix

O Spaço Mix é uma excelente opção para o dia ou a noite de Gostoso. O bar começa no centro e só termina lá na praia. São diversos ambientes, desde o pé na areia até aquele mais com cara de restaurante mesmo. À noite, eles oferecem música ao vivo. Não deixe de visitar o mirante nem de provar a batata recheada (!!!!). Assim como de trocar algumas palavras com o dono do bar, uma figura simpática e cuidadosa com os clientes.

sao miguel 3

Onde ficar

Gostoso tem um privilégio sobre outros destinos praieiros do litoral nordestino, até as pousadas mais luxuosas ainda não cobram um valor exorbitante. Nos hospedamos na Villa Bacana, uma pousada que fica na rodovia principal e cuja vista dos quartos é para uma lagoa entre a pista e a Praia de Ponta de Santo Cristo. A pousada é aconchegante, os quartos são bem cuidados e limpos.

A decoração é bem rústica. Ficamos num superior, de dois andares. Tinha uma cama de casal na parte de cima, com uma varanda e também uma cama de solteiro na parte de baixo, onde ficava o banheiro. Além disso, a pousada tem um restaurante maravilhoso, com uma das melhores caipirinhas que já tomamos na vida. É um ótimo custo benefício em Gostoso.

Já sabe onde ficar em Gostoso? Faça uma reserva pelo Booking utilizando o nosso link, sem gastar nada a mais por isso. Assim você ajuda a manter o blog ativo! 

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *