Uma das atrações mais imperdíveis – e típicas – em Jericoacoara é, sem dúvidas, o pôr do sol. Assim, assistir ao dia se transformar em noite lá, um dos principais destinos turísticos do litoral brasileiro, tem um charme próprio. A localização do balneário cearense é privilegiada em relação a outros lugares do Brasil. Jeri é um das poucas regiões onde é possível ver o sol descer no mar. Por isso, há uma mística que envolve a golden hour desse cartão-postal do país.
As pessoas passam o dia se preparando para o pôr do sol em Jeri. Parece que o vilarejo vai se organizando somente para esperar esse momento. De repente, os bares mudam de clima, a população começa a se deslocar para o local escolhido e tudo gira em torno da despedida do sol. Então, para quem gosta desse momento do dia – como nós – Jeri é um prato cheio. O ponto mais famoso e tradicional de lá para viver essa experiência é a Duna do Pôr do Sol, mas nem só do banco imenso de areia vive o pôr do sol em Jeri. Há uma série de opções, para todos os gostos. Por isso, listamos algumas aqui para vocês.
Duna do pôr do sol
Um dos cartões-postais de Jericoacoara, a duna do pôr do sol não precisa de muitas apresentações. Está lá, imensa, na lateral esquerda da praia principal do vilarejo. É quase um convite da natureza subir nela para ver de cima toda a beleza de Jeri. Para nós, a grande vantagem de ver o pôr do sol lá é a experiência custo zero. Basta ter disposição para subir a pé o areal.
Geralmente, os turistas começam a se deslocar para a duna entre 16h e 17h. Assim como alguns ambulantes, que vendem bebidas alcoólicas, água e refrigerante.
Nossa dica é chegar cedo para pegar um bom lugar, já que o local costuma lotar. A grande desvantagem de dar tchau ao sol lá em cima é também essa. A duna costuma ficar bem cheia e, muitas vezes, há quem leve seus sons portáteis e coloque a própria trilha sonora. Outra observação é que o vento lá em cima é MUITO forte. Então, se prepare para levar surras de areia.
PLANEJE SUA VIAGEM
Lugares para se hospedar em Jericoacoara
Faça um seguro viagem com desconto
Praia principal
Quem não tiver disposição para subir a duna tem como uma das alternativas sentar na beira da praia para ver o pôr do sol. A visão é basicamente a mesma de quem está lá em cima, só que de um outro ângulo, mais distante. Nossa dica é comprar uma caipirinha nas barracas que ficam na entrada da praia (próximo à praça da vila), estender uma canga na areia e desfrutar do momento. A vantagem aqui é também não pagar nada por isso e ter um espetáculo à disposição bem em frente aos olhos.
Dumundu Bar Jeri
Para quem quiser um pouco mais de conforto, ainda na praia principal, a dica é o Dumundo Bar Jeri. O local fica no extremo da lateral direita da praia, no final do banco de pedras. Visitamos o bar duas vezes, de tanto que gostamos da estrutura e do atendimento oferecido. O Dumundu costuma colocar sempre uma banda para tocar no fim da tarde, justamente para o pôr do sol. Então, para vocês a nossa dica é pedir uma caipirinha gigante, deitar numa das espreguiçadeiras que eles colocam na parte frontal do bar e aproveitar a trilha sonora que eles oferecem.
Café Jeri
É um dos mais badalados points do pôr do sol de Jeri. Inspirado nas festas de Ibiza, na Espanha, o Café Jeri está localizado no rooftop do hotel Hurricane Gardens, na Rua do Forró. Todo fim de tarde, das 16h à 20h, eles abrem a casa para a despedida do dia. Lá em cima, há vários balcões onde bartenders profissionais fazem drinks para a galera. Quando o sol começa a cair, sobem pelas laterais do teto malabaristas e bailarinas, realizando efeitos com artefatos luminosos. Eles parecem dançar com o sol, dando um charme a mais ao fim do dia. Ah, a entrada é livre, paga-se somente pela consumação. Quem quiser ficar mais à vontade, pode reservar (pagando) um dos camarotes do local também. A única ressalva é que não se pode entrar de biquíni ou sem camisa na festa.