5 motivos para visitar Portugal

Publicado em


Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestEmail this to someone

Portugal, o primeiro país que visitamos na Europa, é absurdo de encantos. Tem praia bonita, castelo, paisagem deslumbrante, comida boa, bares legais, cidades diferentes entre si e igualmente interessantes. É uma lista sem fim destacar as maravilhas dos nossos queridos lusitanos, mas tentamos elencar os nosso cinco principais motivos para te convencer a fazer as malas agora e partir para lá!

 

pt-vale

LISBOA

Lisboa é contemplativa. É ao mesmo tempo uma provocação para as nossas referências mais íntimas e uma cidade repleta de surpresas. A capital de Portugal faz você se sentir em casa, das calçadas em pedra portuguesa tão frequentes nos resquícios de colonização no Brasil aos prédios que podem confundir facilmente os centros históricos brasileiros. Visitar Lisboa, ainda que por primeira vez, vai sempre ter um ar de regresso. Ao desembarcar, a sensação é de que haverá alguém, ainda que desconhecido, de braços abertos te esperando no saguão do aeroporto. Por outro lado, a cidade tem uma luz tão própria e um ritmo tão particular de vida que te darão a certeza: Lisboa é uma cidade singular. Não há nada melhor do que se perder nos becos da Alfama, observando cada casinha e seus moradores; visitar o bairro de Belém e se deliciar com os incríveis pastéis; passear às margens do tejo, entre famílias, turistas e casais apaixonados; ou encontrar um mirante de tirar o ar em praticamente cada canto da cidade.

pt3

A COMIDA

Pastel de Belém. Queijada. Bacalhau com natas. Pastel de bacalhau com queijo de ovelha. Ginginha. Conservas. Pastel de nata. Decore bem esses nomes, anote tudo em um caderninho e não saia de Portugal sem conhecer essas delícias. Esses são apenas alguns dos motivos gastronômicos para visitar Portugal, um país onde se come bem, muito bem. Os pratos são fartos, os doces são incríveis e as bebidas baratas. O difícil é voltar e ficar sonhando em encontrar na padaria da esquina de casa ou no restaurante novo do bairro os pratos portugueses. A gente, por exemplo, vive caçando pastel de nata com o mesmo sabor por aí.

 

OS PREÇOS

Viajar para a Europa não é lá das aventuras mais baratas, a real é essa. Mas quer saber? Portugal é a Europa acessível, não fica devendo a nenhum outro país e é, sozinho mesmo, uma viagem incrível. Em Lisboa e arredores (onde estivemos) é possível encontrar pratos em bons restaurantes por 10 a 12 euros, vinhos no supermercado por 3 euros e passagens de comboio (o trem) por pouco mais de 4 euros para visitar cidades próximas as que você estiver. Só para ter uma ideia, em um restaurante médio de Amsterdã, o prato mais barato – com metade da média de comida de Lisboa – era 17 euros.

pt4

AS PAISAGENS

Aponte a câmera e faça qualquer foto de paisagem em Lisboa. Depois é só imprimir e colocar em um quadro. Não precisa nem ser um bom fotógrafo, a luz da cidade e os inúmeros mirantes fazem o trabalho pesado por você. Esse é apenas um exemplo da quantidade e diversidade de paisagens que Portugal reserva aos visitantes. As margens do Tejo; a vista do Castelo de São Jorge; o paredão rochoso do Cabo da Roca; a imensidão pequenininha observada das colinas do Castelo dos Mouros; e os detalhes verdes pelas janelas do Palácio da Pena foram algumas das lembranças trazidas por nós na memória e contempladas pelos nosso próprios olhos. Há muitas outras, cidades como Aveiro e o Porto, joga no Google e fica sonhando como a gente.

pt5

O POVO

A lenda é verdade, os portugueses tem um jeito peculiar de ser. Um modo de pensar diferente, quase ortodoxo. Um humor bem ácido e imprevisível. E uma relação bem delicada com os brasileiros. Feitas as ponderações, e justamente por elas, vale a pena dedicar um tempo a esse povo. Um dos berços da nossa civilização, uma das bases da nossa formação cultural e social, nos identificamos muitas vezes e outras nem tanto em cada conversa, atendimento de bar, parada de transporte público e corrida de táxi. É interessante fazer a própria conta e tirar a própria conclusão dos portugueses. Assim como se propôr ao desafio de entender o português de Portugal. Há quem ame e quem odeie. Nós ficamos no meio termo, cada nação tem as singularidades e o mais importante é respeitar e conhecer.

 

Já sabe onde ficar em Lisboa? Faça uma reserva pelo Booking utilizando o nosso link, sem gastar nada a mais por isso. Assim você ajuda a manter o blog ativo! 

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestEmail this to someone

4 comentários sobre “5 motivos para visitar Portugal

  1. Quinta Dom José Pousada em Portugal disse:

    Bom dia, queríamos deixar uma sugestão de visita pelas principais vilas e cidades históricas da região do Minho no norte de Portugal, 1º visitar Guimarães (berço de Portugal) 2º Braga (a Roma Portuguesa, tem mais de 2000 anos história) 3º Ponte de Lima (a vila mais antiga de Portugal) e por último 4º Valença do Minho (uma cidade dentro de umas muralhas na fronteira com a Espanha). Basta seguir as estradas N101 e N201 atravessa o Minho e fica a conhecer muita história desta terra com muito verde, região de onde outrora emigraram muitos Portugueses para outros lugares levando o seu famoso Lenço dos Namorados para não esqueçer o seu amor de Portugal. Cumprimentos da Quinta Dom José Turismo Rural http://www.quintadomjose.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.